29.10.13

Juste une image?

















«The Pervert’s Guide to Ideology»
Sophie Fiennes | 136' / Reino Unido, Irlanda / 2012

Os autores de «The Pervert's Guide to Cinema» [O Guia de Cinema do Depravado] regressam. O filósofo Slavoj Žižek e a realizadora Sophie Fiennes usam a sua interpretação das imagens em movimento, para apresentar uma viagem cinematográfica emocionante ao coração da ideologia - os sonhos colectivos que configuram as nossas crenças e práticas.

Como pode o cinema ser uma máquina ideológica que determina, estética e politicamente, as nossas representações do mundo? A associação entre cinema e propaganda é antiga e evidente, mas tem, ainda hoje, formas muito efectivas de se renovar e de contribuir enquanto instrumento de controlo e normatização. Por outro lado, é também no cinema que todas as ideologias foram sendo explicitadas, desconstruídas, denunciadas, reforçadas. Neste programa o cinema faz auto-análise.

O documentário é exibido amanhã, 30 de Outubro, às 22 h, na Voz do Operário, inserido na programação do Doclisboa. A sessão é seguida de uma conversa informal entre o público e os convidados Daniel Oliveira e Pedro Mexia.